1989
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A
Atari descobre um meio de passar pelo chip de bloqueio do NES e lança
jogos não autorizados pela Nintendo, sob a marca de Tengen.
Seguem-se inúmeros processos e recursos. A Atari ganha os direitos de lançar para o NES as versões de "Shinobi", "Alien Syndrome" e "Afterburner",
todos da Sega, e conversões de arcades da própria Atari. As brigas
continuam, desta vez envolvendo os direitos de "Tetris". A Atari criou
uma versão com melhores gráficos para até dois jogadores, mas a Nintendo
vence nos tribunais. Resta a Atari retirar seus cartuchos do mercado.
Um armazém da Tengen, abarrotado de jogos "Tetris", é destruído. Varejistas fazem a festa e vendem as cópias que têm por US$ 100.
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A
Nintendo lança o Game Boy nos Estados Unidos. Preço: US$ 149,95. O
videogame portátil com imagens em preto-e-branco vinha com o cartucho
"Tetris" e começou uma história de recordes. Versões de "Super Mario" o "Super Mario Land", um clone de "Breakout", "Alleyway" e um jogo de beisebol foram lançados rapidamente.
A NEC lança o PC Engine nos Estados Unidos com o nome de TurboGrafx-16, por US$ 189,95. Apesar das negociações com grandes softhouses no Japão, a NEC não tinha poder de fogo para combater o NES. O TurboGrafx 16 foi o primeiro console a ter CD-ROM, mas o número de títulos, nos Estados Unidos, era pequeno.
Enquanto a Nintendo, e outras empresas, tem
problemas com a imprensa especializada - a Nintendo reluta em passar
informações para veículos que não sejam seus, como a Nintendo Power. Já a
NEC faz acordos com a Video Games & Computer Entertainment e a
Sendai Publishing que anunciam a criação de uma revista especializada
para TurboGrafx, com informações vindo direto dos relações públicas da
empresa.
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Ainda
dependendo da Tonka e de uma filial pequena, mas em crescimento, a Sega
lança o Genesis - Mega Drive para brasileiros e japoneses - nos Estados
Unidos. No Japão, o console já tinha relativo sucesso. Ao preço de US$
249,95, o Genesis vinha acompanhado de "Altered Beast". O marketing da Sega, que valorizava o potencial da máquina para conversões de arcades, ajudou o Genesis a ser um sucesso.
A
Atari também lança um portátil, o Lynx, desenvolvido pela Epyx que já
andava mal das pernas. Ainda assim, a Epyx lançou grandes jogos para o
Lynx e a Atari fez conversões do 7800 e de seus arcades. Apesar de
colorido e do bom hardware, o portátil da Atari não pegou. Além de mais
caro que o Game Boy - custava US$ 179,95 -, o aparelho enfrentou os
boatos de falência que envolviam sua criadora.
1990
"Super Mario Bros. 3", o jogo mais vendido de toda a história, é lançado. Apesar de enfrentar a concorrência do Mega Drive e do TurboGrafx, o NES teve o seu melhor ano. console contou com a ajudinha extra das softhouses que lançaram cartuchos com chips para que os gráficos fossem melhores.
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Nos EUA, a Nintendo briga na justiça com a rede de locadoras Blockbuster e defende a tese de que o aluguel de cartuchos derruba as vendas.
A SNK, que durante muito tempo desenvolveu jogos para NES, como a série "Ikari Warriors" e "Crystallis", lança seu sistema de 16 bits, o Neo Geo. A plataforma, com versões profissionais (arcade) e domésticas, era muito superior aos consoles existentes, tanto em desempenho quanto em preço. Os consoles da SNK custavam US$ 500; os cartuchos, US$ 150. Esses números nada convidativos mantiveram as vendas em baixa.
A Sega mantém a política de conversão de jogos do arcade para o Mega Drive. O console ganha versões de "E-Swat", "Afterburner II" e outros sucessos, além de garantir os direitos do fantástico, porém desconhecido, arcade "Strider", o primeiro jogo de console com oito megabits. A Capcom já havia lançado uma versão adaptada de "Strider" para o NES. Mas é a conversão da Sega é que se destaca, tanto que "Strider" ganhou títulos de melhor jogo do ano. No departamento de hardware, a companhia lança o portátil Game Gear, com a mesma tecnologia do Master System, em 6 de outubro no Japão. O aparelho chegaria ao Ocidente no ano seguinte.
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Veja Mais
http://jogos.uol.com.br/reportagens/historia/1989.jhtm
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